Mundialmente relevante, o inglês é um dos idiomas que podemos considerar como “universal”, ou seja, que pode ser falado e compreendido em qualquer parte do mundo.
Desse modo, é inegável a importância de estudá-lo até mesmo em países que não o possuem como língua materna, pois em determinado momento, esse conhecimento pode ser exigido.
Estamos imersos em um processo constante de globalização, que nos possibilita o contato com outros povos. Seja através da internet ou de viagens internacionais, e para que esse processo seja produtivo para ambos os lados, a comunicabilidade é essencial. Ninguém consegue sobreviver sem se comunicar, e por isso, precisamos nos adaptar constantemente às variações de linguagem de acordo com o ambiente onde estamos.
Apesar da importância clara dessa questão, muitas pessoas não compreendem a necessidade de se ensinar o Inglês na Educação Infantil para crianças entre quatro e seis anos. Isso porque é comum a ideia de que, nessa fase, devem ser aprendidos somente preceitos básicos. Porém esse conhecimento prévio amadurecerá a mentalidade da criança e preparará o seu caminho para melhor entendimento do novo idioma.
A criança que inicia o aprendizado nesta faixa etária, chegará na adolescência muito à frente dos demais. Facilitando sua adaptação à época de novos desafios, como por exemplo vestibulares e entrevistas de estágio.
A primeira infância é o período onde as crianças estão descobrindo o mundo e aquilo que as cerca. Portanto, é mais fácil para elas aprenderem e assimilarem informações novas. Assim, podemos considerar que a aprendizagem da língua inglesa. Tal como a do português, é melhor assimilada na primeira infância do que em fases posteriores, como adolescência e vida adulta.
Metodologia para o ensino
Uma questão que deve ser central é a metodologia a ser utilizada pelos professores, de modo a considerar a melhor forma de se passar esse conteúdo. Respeitando o processo individual de aprendizado de cada criança e sem disparar uma quantidade excessiva de informações que não serão absorvidas.
É essencial que a escola possa trabalhar com materiais didáticos que estimulem a curiosidade e que sejam promovidas dinâmicas em sala de aula para facilitar o processo de aprendizagem. Utilizando brincadeiras, jogos e desenhos estrangeiros infantis. Também vale destacar que esse processo pode ser muito divertido para as crianças, principalmente porque o uso dessa metodologia descontraída desperta a atenção e incentiva a curiosidade infantil. Assim proporcionando novas descobertas e aumentando o seu interesse.
Quanto ao aprendizado do idioma inglês, é sempre importante ressaltar que ele se faz muito necessário na atualidade. Processos como viagens internacionais e intercâmbios, além da entrada e desenvolvimento profissional no mercado de trabalho, são facilitados quando se tem domínio ou pelo menos uma boa base do idioma. Sendo assim, é essencial investir neste aprendizado nas primeiras etapas da infância para proporcionar benefícios que terão resultados durante toda a vida!
Conclusão
Então, gostou do conteúdo que disponibilizamos para você? A Top Style espera que este artigo possa lhe conscientizar que o aprendizado do inglês para seu filho deve ser iniciado na idade infantil. Incentivando e preparando, de uma forma interessante e divertida, para os desafios do futuro.
Nosso método é estruturado para crianças a partir de 4 anos, integrando todos os conceitos básicos necessários para essa faixa etária. Além de motivar e fazer com que elas tenham interesse pelo idioma desde pequenas. Invista em aprender o Inglês na Educação Infantil. Para saber mais informações sobre nossos cursos, marque uma visita com nossa diretoria. Estamos esperando por você!