Muitos pensam que a vida de um estudante é fácil, afinal quem nunca escutou a frase “mas você só estuda!”? Entretanto, subdividir a rotina entre estudo, atividades do lar e muitas vezes um emprego, é uma tarefa árdua, principalmente quando se pretende se sair bem em todas as tarefas.
Nesse sentido, quem vive essa rotina tem como sonho de consumo a aquisição de um método que poupe o tempo de aprendizagem, e que não envolva muito esforço. E se eu te falar que esse método existe e que você já o pratica todos os dias?
Estou falando da querida noite de sono, que além de restaurar a beleza, também te ajuda a aprender assuntos essenciais, como por exemplo, aprender inglês dormindo.
A seguir te mostraremos como isso é possível e o que você precisa fazer para potencializar o aprendizado durante o sono.
É possível aprender dormindo?
Diversos cientistas já comprovaram que uma boa noite de sono é o suficiente para auxiliar a fixar um conteúdo. Para tanto, é necessário que haja um contato prévio com o assunto durante o dia e no período da noite, mas não só isso, também é necessário que haja o contato com o conteúdo enquanto se dorme.
Em 2017, o estudo feito pela Northwestern University comprovou isso na prática. O intuito da pesquisa era aprimorar a memorização de imagens dos candidatos participantes. Para tanto, os pesquisadores apostaram na exposição de imagens associadas ao som para o aprendizado prévio. Em seguida, durante a noite enquanto dormiam, os candidatos eram expostos ao som que era associado às imagens.
A pesquisa mostrou que os candidatos expostos ao som enquanto dormiam conseguiram se lembrar mais da sequência de imagens.
Agora que já sabemos que é possível fixar melhor o conteúdo através da exposição do assunto antes e durante o sono, será que é possível aprender algo do zero enquanto se dorme?
Dá para aprender inglês dormindo?
O grande sonho dos estudantes, aprender inglês dormindo, parece ter se tornado realidade. De acordo com estudo publicado na revista Current Biology, é possível aprender palavras e frases, bem como o seu contexto de uso enquanto dormimos.
Segundo a pesquisa, é preciso atingir o sono REM, que é o estado mais profundo do sono. Nesse estágio as células cerebrais funcionam como se tivessem um interruptor, onde ficam ativas e inativas dentro de um intervalo de meio segundo. É justamente nesse período em que as células ficam “acesas”, ou seja, em atividade, que o aprendizado ocorre.
Dessa forma, a pesquisa pode confirmar que independente do estágio de atividade, acordado ou dormindo, a área cerebral responsável pela linguagem é capaz de gerar novas conexões e fixar conhecimento.
Mas como sair do campo da pesquisa e aplicar essa informação para aprender inglês dormindo?
Técnicas para aprender inglês dormindo
Como mencionado pelos pesquisadores, a chave para o aprendizado enquanto dormimos está na imersão no conteúdo. Para aprender inglês dormindo não é diferente. Por isso, a seguir listamos algumas formas técnicas para te ajudar a aprender inglês dormindo.
Troque o idioma do seu celular
Quando estamos aprendendo um novo idioma é necessário transformarmos a nossa rotina, e acrescentarmos o máximo da nova língua no nosso dia a dia. Nesse sentido, os smartphones, que se tornaram indispensáveis e estão conosco na maior parte do tempo, são ferramentas muito úteis e disponíveis para alcançar o sucesso no aprendizado.
Sendo assim, uma forma atrativa e orgânica de forçar a imersão do inglês na rotina é modificando a linguagem do seu celular para o idioma que você está aprendendo.
Use o dicionário sem tradução
Uma outra forma de forçar a memória a aprender é através da leitura. Por isso, quando se deparar com uma palavra desconhecida opte pelo dicionário inglês para inglês, onde é possível ter uma descrição da palavra no novo idioma, bem como aprender novas palavras.
Assista conteúdos em inglês
Uma das principais formas de entretenimento na atualidade são as séries e filmes. Você sabia que a partir dessa válvula de escape é possível aprender inglês? Para tanto, modifique o idioma da série ou filme, e acrescente a legenda em português, por exemplo.
Assim, você aprende novos vocabulários, pronúncias, expressões idiomáticas, gírias, dentre outros conteúdos. E o melhor de tudo: através da descontração.
Pense em inglês
Essa dica pode parecer absurda, afinal, você está aprendendo esse idioma agora. Entretanto, pensar em inglês é uma das principais formas de manter o contato com o novo idioma, e claro, relembrar as palavras mais importantes para o seu dia a dia.
Conclusão
Aprender inglês dormindo é o sonho de todo entusiasta da língua, afinal aprender algo sem esforço é uma ótima alternativa. Entretanto, é preciso muita imersão no conteúdo antes de conseguir fixar o assunto durante o sono de beleza. Acima listamos as principais formas de imergir no idioma, e aprimorar o aprendizado do inglês enquanto dorme.
Então, gostou do conteúdo que disponibilizamos para você? A Top Style espera que este artigo possa ter lhe mostrado os principais pontos de como aprender inglês dormindo e te ajude nessa nova jornada.
Quer estudar conosco? A Top Style possui mais de 25 anos no ensino de idiomas e possui vários diferenciais que certamente vão te surpreender. Entre em contato e venha conhecer a nossa escola!