Com os avanços nos estudos de linguagem, muitas metodologias surgiram para substituir os defasados métodos de ensino em um idioma estrangeiro. Através de uma abordagem mais linguística e menos normativa, as aulas de Inglês para iniciantes se tornaram mais fáceis e eficientes.
Mesmo com tantos materiais de qualidade disponíveis, a atuação do professor ainda é essencial para o ensino de um novo idioma. Por isso, nós separamos alguns aspectos importantes a serem observados no ensino de inglês para iniciantes.
Listening & speaking
Todo idioma possui seu sistema próprio de sons (sistema fonológico) e, portanto, os falantes de determinada língua são capazes de reconhecer e reproduzir esses sons.
Ao elaborar aulas de inglês para iniciantes, a primeira coisa a se pensar é que o aluno já possui uma língua materna e os traços fonológicos dessa língua já estão internalizados nele.
O português, por exemplo, possui muitos sons inexistentes no inglês e vice-versa. Logo, se o professor não dá a devida atenção para esses aspectos, a compreensão e pronúncia do idioma serão comprometidas.
Sendo assim, o ensino da pronúncia precisa ser, em um primeiro momento, voltado para a aprendizagem e reconhecimento dos sons que não existem na língua materna do aluno, pois serão indispensáveis para a compreensão do novo idioma, no caso, a língua inglesa.
Semelhante com o que acontece quando uma criança está aprendendo seu idioma nativo, para ser capaz de falar, antes é preciso aprender a ouvir. É necessário treinar os ouvidos para o reconhecimento desses sons novos e nessa primeira fase, o professor precisa focar mais no listening.
Treinar o listening não precisa ser uma tarefa chata. Existem muitas maneiras de fazer isso de maneira divertida. Quem ensina o novo idioma, precisa se atentar às preferências de cada aluno.
Filmes, músicas e séries são apenas algumas das muitas formas para treinar o listening, mas o professor precisa fazer o seu aluno entender que o contato frequente com o idioma é a única maneira de conquistar a fluência.
Reading e writing também são importantes, mas entenda que o primeiro contato que um aprendiz efetivo de qualquer língua precisa ter é com a fala por meio da audição.
Evitando a procrastinação
Um dos piores erros de quem pretende aprender inglês é deixar os estudos em segundo plano. Contudo, é comum que as pessoas se sintam desmotivadas ao perceberem que o aprendizado é um processo demorado.
O importante é esclarecer ao iniciante em inglês que o contato com a língua precisa ser constante para que os resultados sejam satisfatórios. Portanto, a procrastinação é um erro que precisa ser evitado a todo custo nas aulas de Inglês para iniciantes.
Criando vínculos de identidade
O professor precisa elaborar materiais de acordo com as preferências do aluno ou da turma. Para isso, o educador deve levar em conta a faixa etária, o meio cultural e os objetivos dos alunos.
O professor pode adequar os materiais de acordo com o perfil da turma ou do iniciante de inglês. É muito importante que os alunos se identifiquem com o conteúdo que está sendo passado, e que os assuntos abordados sejam realmente relevantes para eles. Esses fatores são primordiais para a motivação, além de mostrar como a continuidade da aprendizagem vai ser benéfica, independente de qual objetivo o novo idioma será utilizado.
Em outras palavras, as aulas de inglês para iniciantes precisam fazer algum sentido para os alunos. Se o objetivo do aprendiz é fazer intercâmbio, então, o professor precisa focar em conteúdos que priorizem as técnicas de conversação, direcionando os assuntos abordados de modo a transmitir conhecimento e confiança ao estudante, tornando a experiência da sua futura viagem muito mais prazerosa e confortável.
Então, gostou do conteúdo que disponibilizamos para você? A Top Style espera que estas dicas possam lhe incentivar para começar a aprender o idioma inglês. Para saber mais informações sobre nossos cursos, marque uma visita com nossa diretoria. Estamos esperando por você!