Para o mercado de trabalho atual, falar inglês não é mais um diferencial, mas sim um requisito básico. O idioma, utilizado como oficial em praticamente todas as empresas multinacionais, é um aspecto importante na vida profissional e acadêmica. Portanto, é essencial dominá-lo o quanto antes.
Existem vantagens e desvantagens para se aprender inglês em qualquer fase da vida. Porém, diversos estudos apontam que a infância é a fase ideal para iniciar o aprendizado em um novo idioma. Existem muitos benefícios ao se ministrar aula de inglês para crianças pequenas. Vamos conhecê-los?
Aula de inglês para crianças: vantagens
Vários estudos psicológicos apontam que o cérebro infantil funciona como uma “esponja”. A criança tem muita facilidade de absorver tudo que lhe é ensinado, portanto, aprender inglês na infância garante um maior aproveitamento do idioma. Além disso, existe uma série de benefícios:
• Pronúncia: quando se aprende inglês na infância, os fonemas do idioma são captados mais facilmente no ouvido da criança. Assim, é possível a ela assimilar de forma praticamente perfeita a pronúncia original do inglês, sem correr o risco de ficar com vícios de linguagem ou muito sotaque do seu idioma nativo;
• Concentração: crianças consideradas bilíngues possuem também um melhor desempenho em outras matérias escolares. Por estarem estimulando o cérebro com o aprendizado de um novo idioma, melhoram sua capacidade de concentração e realizam melhor suas tarefas;
• Facilidade com demais idiomas: se a criança tem contato com o inglês desde pequena, será muito mais fácil aprender outros idiomas no futuro. Ela pode construir mais associações na cabeça e terá mais experiência fonética para aprender novas pronúncias;
• Fixação: como já dito, o cérebro da criança é muito receptivo a qualquer aprendizado. Portanto, nessa fase, é muito mais fácil para ela fixar as regras gramaticais da língua inglesa;
• Maiores possibilidades na adolescência: uma criança que já tenha domínio da língua inglesa terá mais facilidade para buscar futuramente um intercâmbio ou outras oportunidades de estudo ou passeio fora do país.
A idade ideal
É muito vantajoso ensinar aula de inglês para crianças. Porém, qual a idade ideal para começar? Há divergências entre diversos estudos pedagógicos.
A criança não-alfabetizada (de 4 a 6 anos), por exemplo, será beneficiada por ter a oportunidade de se alfabetizar simultaneamente nas duas línguas.
A partir dos 7 anos a criança geralmente já está alfabetizada e se expressa com facilidade em sua língua nativa. Introduzir o aprendizado do inglês nessa fase pode ser muito vantajoso, uma vez que ela já domina bem seu idioma materno, está habituada ao processo tradicional de aprendizagem e ainda possui um cérebro mais aberto ao aprendizado do que o adulto.
Métodos de aprendizagem
Até os 10 anos, é fundamental que a escola, tanto a regular quanto a de idiomas, ensine o conteúdo de forma lúdica. A criança criará um interesse muito maior pelo inglês se puder associá-lo com músicas, filmes e jogos.
Em casa, é possível e necessário que os pais introduzam o inglês na rotina, para que a criança já cresça acostumada com o idioma. Existem muitos aplicativos de celular para estimular o aprendizado do inglês através de jogos. Os pais podem explorar essa ferramenta e garantir uma fixação e um apreço maior pelo idioma por parte da criança.
Então, gostou do conteúdo que disponibilizamos para você? A Top Style espera que este artigo lhe tenha mostrado a importância de começar o aprendizado do idioma inglês o quanto antes.
Lembre-se, a Top Style disponibiliza cursos de inglês específicos para crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos. Teremos muito prazer em colaborar com a sua caminhada acadêmica! Entre em contato conosco e marque uma visita em nossa escola.