fbpx

Aula de Inglês para Iniciantes: pontos de atenção

Com os avanços nos estudos de linguagem, muitas metodologias surgiram para substituir os defasados métodos de ensino em um idioma estrangeiro. Através de uma abordagem mais linguística e menos normativa, as aulas de Inglês para iniciantes se tornaram mais fáceis e eficientes.

Mesmo com tantos materiais de qualidade disponíveis, a atuação do professor ainda é essencial para o ensino de um novo idioma. Por isso, nós separamos alguns aspectos importantes a serem observados no ensino de inglês para iniciantes.

Listening & speaking

Uma imagem contendo uma mulher com óculos, prestando atenção na aula de inglês para iniciantes

Todo idioma possui seu sistema próprio de sons (sistema fonológico) e, portanto, os falantes de determinada língua são capazes de reconhecer e reproduzir esses sons.

Ao elaborar aulas de inglês para iniciantes, a primeira coisa a se pensar é que o aluno já possui uma língua materna e os traços fonológicos dessa língua já estão internalizados nele.

O português, por exemplo, possui muitos sons inexistentes no inglês e vice-versa. Logo, se o professor não dá a devida atenção para esses aspectos, a compreensão e pronúncia do idioma serão comprometidas.

Sendo assim, o ensino da pronúncia precisa ser, em um primeiro momento, voltado para a aprendizagem e reconhecimento dos sons que não existem na língua materna do aluno, pois serão indispensáveis para a compreensão do novo idioma, no caso, a língua inglesa.

Semelhante com o que acontece quando uma criança está aprendendo seu idioma nativo, para ser capaz de falar, antes é preciso aprender a ouvir. É necessário treinar os ouvidos para o reconhecimento desses sons novos e nessa primeira fase, o professor precisa focar mais no listening.

Treinar o listening não precisa ser uma tarefa chata. Existem muitas maneiras de fazer isso de maneira divertida. Quem ensina o novo idioma, precisa se atentar às preferências de cada aluno.

Filmes, músicas e séries são apenas algumas das muitas formas para treinar o listening, mas o professor precisa fazer o seu aluno entender que o contato frequente com o idioma é a única maneira de conquistar a fluência.

Reading e writing também são importantes, mas entenda que o primeiro contato que um aprendiz efetivo de qualquer língua precisa ter é com a fala por meio da audição.

Evitando a procrastinação

Uma imagem contendo um homem deitado, quatro livros e um computador

Um dos piores erros de quem pretende aprender inglês é deixar os estudos em segundo plano. Contudo, é comum que as pessoas se sintam desmotivadas ao perceberem que o aprendizado é um processo demorado.

O importante é esclarecer ao iniciante em inglês que o contato com a língua precisa ser constante para que os resultados sejam satisfatórios. Portanto, a procrastinação é um erro que precisa ser evitado a todo custo nas aulas de Inglês para iniciantes.

Criando vínculos de identidade

Uma imagem contendo uma mulher e um homem, com um computador sob a mesa, estudando inglês para iniciantes

O professor precisa elaborar materiais de acordo com as preferências do aluno ou da turma. Para isso, o educador deve levar em conta a faixa etária, o meio cultural e os objetivos dos alunos.

O professor pode adequar os materiais de acordo com o perfil da turma ou do iniciante de inglês. É muito importante que os alunos se identifiquem com o conteúdo que está sendo passado, e que os assuntos abordados sejam realmente relevantes para eles. Esses fatores são primordiais para a motivação, além de mostrar como a continuidade da aprendizagem vai ser benéfica, independente de qual objetivo o novo idioma será utilizado.

Em outras palavras, as aulas de inglês para iniciantes precisam fazer algum sentido para os alunos. Se o objetivo do aprendiz é fazer intercâmbio, então, o professor precisa focar em conteúdos que priorizem as técnicas de conversação, direcionando os assuntos abordados de modo a transmitir conhecimento e confiança ao estudante, tornando a experiência da sua futura viagem muito mais prazerosa e confortável.

Então, gostou do conteúdo que disponibilizamos para você? A Top Style espera que estas dicas possam lhe incentivar para começar a aprender o idioma inglês. Para saber mais informações sobre nossos cursos, marque uma visita com nossa diretoria. Estamos esperando por você!