fbpx

Aprender Inglês com Jogos – Como começar.

Aprender inglês é muito mais fácil quando está se divertindo. Afinal, você muitas vezes, aprende sem nem perceber. Uma ótima dica, que é muito eficiente e divertida, é aprender inglês com jogos. Confira como começar:

Quem não é gamer?

Hoje em dia, quem não é gamer? Desde o videogame de última geração, até o celular no metrô ou os jogos nas redes sociais, praticamente todo mundo tem algum contato com os games em algum momento.

Isso é muito positivo. Os jogos são uma experiência interativa que testam a habilidade dos jogadores em algum momento e, além de divertidos, podem ser uma excelente fonte de aprendizado. Afinal, jogar demanda bastante atenção e concentração, sendo uma ótima maneira de adquirir conhecimento.

O básico

Logo de cara, os jogos já trazem uma enorme vantagem para aprender inglês: O vocabulário. Mesmo no menu inicial do jogo, você já aprende algumas palavras e, dependendo do tipo de experiência, ainda pode conseguir muito mais.

Para quem está começando, jogos muito famosos como Minecraft ou The Sims são excelentes companheiros para aprender inglês. Eles não têm uma história muito complexa, de modo que você fique perdido e abordam inúmeros temas e palavras interessantes. No The Sims, onde se constrói uma casa virtual, você tem uma excelente oportunidade de aprender palavras corriqueiras e importantes.

Jogos de cartas também são um excelente exemplo. Hearthstone ou Magic são dois dos jogos de cartas mais populares do mundo. Existe todo um material em português, mas, por que não aceitar o desafio de jogar em inglês e aprender ainda mais? O que torna o desafio mais interessante é que você precisa ler e entender o que as cartas fazem para poder ganhar dos seus adversários.

E se você está pronto para dar um passo à frente, você pode tentar aprender inglês com jogos de RPG ou aventura. Eles já têm uma história mais complexa, mas ainda com um ritmo cadenciado, o que lhe propicia bastante tempo para assimilar uma frase ou instrução. É uma forma de aprender o idioma mais diretamente, pois você precisa interpretar e entender o que o jogo te pede para seguir em frente.

Evoluindo o aprendizado

Além de aprender mais vocabulário e de começar a reconhecer e interpretar frases e instruções mais complexas, jogos em inglês podem ensinar noções mais sutis como a construção de frases e a pronúncia.

É claro que esse aspecto mais detalhado não substitui um professor, mas os jogos ajudam bastante! Títulos como Uncharted, que têm valores de produção dignos de um filme, possuem histórias e personagens extremamente ricos, com bastante diálogo e interação. A dublagem original é muito bem feita, e agora, a maioria é até mesmo legendada em português, para você tirar qualquer dúvida.

Você pode sempre anotar as suas dúvidas durante os jogos para tirar com algum professor, ou mesmo com a comunidade gamer. Os jogos multiplayer reúnem uma comunidade muito grande de jogadores dispostos a ajudar.

E se a dificuldade for grande, você pode usar a internet para entender mais sobre o jogo. Entender o que se passa dentro dele, qual é o tema ou o desafio central, pode ajudar você a diminuir suas dúvidas e aproveitar ainda mais a sua experiência.

Outra dica muito importante é começar com jogos que estejam de acordo com o seu conhecimento. Se você ainda está dando os primeiros passos, o ideal é começar com desafios mais simples e ir evoluindo conforme se sentir mais confortável com o idioma.

Com essas dicas você pode começar a aprender inglês de uma maneira extremamente divertida! Se você já é um gamer, porque não aproveitar a oportunidade para aprender inglês com jogos, não é mesmo?!