fbpx

Como aprender inglês com música?

Aprender outro idioma é uma tarefa que exige muita dedicação, prática e perseverança. Porém, está longe de ter que ser uma atividade chata. Se você está em processo de aprendizagem na língua inglesa, veja algumas dicas que preparamos para você aprender inglês com música, acompanhando seus cantores e bandas favoritas. 

1. Ouça a música e acompanhe a letra

Sabe aquela sua música em inglês que você gosta muito? Você realmente sabe quais são todas as palavras que o cantor canta durante a música?

Uma das melhores formas de você melhorar a sua compreensão ao ouvir as palavras em inglês e se acostumar com o ritmo que os nativos falam é ouvir a música e ler a letra ao mesmo tempo.

Por isso, pegue a letra daquela música que você adora e aperte o play. Acompanhe, por meio da leitura, as palavras que você está ouvindo.

Repetindo algumas vezes este processo, você vai se surpreender ao perceber que, a cada nova repetição, desenvolverá sua habilidade da compreensão auditiva, aumentando sua motivação no aprendizado do idioma.

2. Cante junto com a música

Agora que você fez a leitura de todos os versos da música e treinou a sua audição, é hora de você treinar a sua pronúncia. Para isso, comece devagar e tenha paciência.

Pegue a primeira estrofe da música e leia todas as palavras, sem colocar a música para tocar. Não se preocupe em seguir o ritmo, até porque você quer aprender inglês e não está estudando para ser um músico.

Depois que você sentir segurança pronunciando todas as palavras dessa estrofe, coloque a música para tocar e cante junto. Faça isso em cada pequeno trecho da música até você chegar ao fim e conseguir cantar a música inteira.

Já imaginou você conseguir cantar uma música toda, ordenando as frases mentalmente e aprimorando sua pronúncia a cada vez que cantar? Você vai curtir ainda mais as suas músicas preferidas, e continuamente melhorar sua habilidade de falar o novo idioma com segurança e propriedade.

3. Cante no estilo Karaokê

No karaokê, o cantor não canta junto. Você tem acesso somente ao ritmo da música e a letra vai aparecendo na tela conforme a música vai tocando. Essa é uma ótima forma de você cantar sem se basear na pronúncia do cantor. É só a sua voz e o seu conhecimento de pronúncia, o que possibilita perceber rapidamente aonde estão as diferenças de pronúncias em relação à música original, a fim de aperfeiçoá-la à medida que pratique o processo diversas vezes.

4. Busque vocabulário novo

Quando você está lendo a letra da música você vai se deparar com várias palavras novas que você não sabe o significado. Vá atrás do conhecimento para saber o que significam aquelas palavras e outros exemplos de frases em que elas são usadas. Assim, você vai enriquecendo o seu vocabulário enquanto pratica a audição e a pronúncia no inglês.

Com certeza, quando você já tem um contexto entendido e lhe faltam algumas palavras que são necessárias pesquisar, a memorização fica muito mais fácil, pois automaticamente você associará com o sentido que a música traz, além de conseguir empregar essas palavras em novas situações que certamente surgirão no momento de se comunicar nesse novo idioma.

5. Escreva a música

Agora é hora de você treinar a sua escrita. Coloque a música para tocar e vá pausando ao final de cada frase. Depois, escreva o que você ouviu. Deixe sempre para fazer essa dica por último, quando você já teve bastante contato com a música.

Pronto! Agora compare o que você escreveu com a letra da música. Este processo vai não só aprimorar a sua escrita, mas também se conciliará com o desenvolvimento da compreensão auditiva, notadamente nas palavras que divergem entre sua escrita e pronúncia.

Então, gostou do conteúdo que disponibilizamos para você? A Top Style espera que estas dicas lhe ajudem a curtir ainda mais suas músicas, além de tornar o aprendizado do idioma inglês mais agradável e interativo. Além das músicas, nosso método de ensino contém vídeos, jogos e exclusivas aulas com situações diárias, onde são praticados todos os conteúdos estudados, de maneira lúdica e divertida.

Para saber mais informações sobre nossos cursos, marque uma visita com nossa diretoria. Estamos esperando por você!