Japonês




A Língua Japonesa é o idioma falado no Japão e em outros lugares do mundo onde se encontram comunidades de imigrantes e descendentes de japoneses, ou nikkei. A maior dessas comunidades fora do Japão encontra-se no Brasil, seguida pelas do Peru e dos Estados Unidos.

Falado em: Japão, Brasil, Havaí, Guam, Ilhas Marshall, Palau, Peru, Taiwan, entre outros países.

É uma língua aglutinante e caracteriza-se por um sistema complexo de construções honoríficas, que refletem a natureza hierárquica da sociedade japonesa, com formas verbais e vocabulários particulares que variam de acordo com o status relativo entre interlocutores. O repertório de fonemas da língua japonesa é relativamente pequeno, e tem diferenciação léxica baseada em um sistema de pitch accent, acento tonal.

O nome japonês para a lí­ngua é nihongo (em japonês: , nihongo). O kanji designa o sol, e o kanji , aqui, significa "origem".

Esta designação para o Japão vem da China, em razão da posição geográfica relativa entre os dois países. É daí que vem a expressão País do Sol Nascente. Os kanjis entraram na sua maioria via Coreia.

A Língua Japonesa sofreu influência maciça da Língua Chinesa por um período de, no mínimo, 1500 anos. Muito de seu vocabulário foi importado da Língua Chinesa ou criado com base em modelos chineses. Sua gramática é semelhante à da Língua Coreana e há indícios de que são correlatas.


Fonte: Wikipedia, the free Encyclopedia