InglÍs




Ingl√™s (English) √© uma l√≠ngua germ√Ęnica ocidental que surgiu nos reinos anglo-sax√īnicos da Inglaterra e se espalhou para o que viria a se tornar o sudeste da Esc√≥cia, sob a influ√™ncia do reino anglo medieval da Nort√ļmbria. Ap√≥s s√©culos de extensa influ√™ncia da Gr√£-Bretanha e do Reino Unido desde o s√©culo XVIII, atrav√©s do Imp√©rio Brit√Ęnico, e dos Estados Unidos desde meados do s√©culo XX, o Ingl√™s tem sido amplamente difundido em todo o planeta, tornando-se a principal l√≠ngua do discurso internacional e uma l√≠ngua franca em muitas regi√Ķes.

O idioma √© amplamente aprendido como uma segunda l√≠ngua e usado como l√≠ngua oficial da Uni√£o Europeia, das Na√ß√Ķes Unidas e de muitos pa√≠ses da Commonwealth, bem como de muitas outras organiza√ß√Ķes mundiais. √Č o terceiro idioma mais falado em todo o mundo como primeira l√≠ngua, depois do Mandarim e do Espanhol. √Č a l√≠ngua mais falada em todo o mundo.

Historicamente, o Ingl√™s originou-se da fus√£o de l√≠nguas e dialetos, agora coletivamente denominados Ingl√™s antigo, que foram trazidos para a costa leste da Gr√£-Bretanha por povos germ√Ęnicos (anglo-sax√Ķes) no s√©culo V, sendo a palavra English derivada do nome dos anglos e, finalmente, de sua regi√£o ancestral de Angeln (no que √© agora Schleswig-Holstein). Um n√ļmero significativo de palavras em Ingl√™s s√£o constru√≠dos com base nas ra√≠zes do Latim, visto que esse idioma foi, de alguma forma, a l√≠ngua franca da Igreja Crist√£ e da vida intelectual europeia. O Ingl√™s foi mais influenciado pela l√≠ngua n√≥rdica antiga, devido a invas√Ķes vikings nos s√©culos VIII e IX.

A conquista normanda da Inglaterra no s√©culo XI deu origem a fortes empr√©stimos do franco-normando e as conven√ß√Ķes de vocabul√°rio e ortografia come√ßaram a dar a apar√™ncia superficial de uma estreita rela√ß√£o do Ingl√™s com as l√≠nguas rom√Ęnicas, o que agora √© chamado de Ingl√™s m√©dio. A Grande Mudan√ßa Voc√°lica, que come√ßou no sul da Inglaterra no s√©culo XV √© um dos eventos hist√≥ricos que marcam o surgimento do Ingl√™s moderno a partir do Ingl√™s m√©dio.

Devido à assimilação das palavras de muitos outros idiomas ao longo da história moderna, o Inglês contém um vocabulário muito grande. O Inglês moderno não só assimilou palavras de outras línguas europeias, mas também de todo o mundo, incluindo palavras do hindi e de origem africana. O Oxford English Dictionary lista mais de 250.000 palavras distintas no idioma, não incluindo muitos termos técnicos, científicos ou gírias.


Fonte: Wikipedia, the free Encyclopedia