Chinês




O Chinês Mandarim é uma língua sino-tibetana, da família chinesa e oficial na China, Formosa (Taiwán) e Singapura e falado em Hong Kong, Indonésia e Malásia.

O Chinês é o idioma mais falado do mundo (mais de 900 milhões de falantes como língua materna), e serve de língua mãe aos falantes de diferentes dialetos de toda a China. É um dos seis idiomas oficiais da ONU. O Chinês é uma língua analítica e atônica. Não tem flexão verbal (é, talvez junto ao vietnamita, a língua analítica por excelência), e se mostra relutante aos empréstimos linguísticos. Falado em: República Popular da China, Hong Kong, Macau, Taiwan, Singapura, Malásia, Indonésia, Tailândia, Vietname, Mianmar, Camboja Total de falantes: cerca de 1,3 bilhões.

Estatuto oficial Língua oficial de: República Popular da China, Hong Kong, Macau, Taiwan (Formosa), Singapura, Nações Unidas. Regulado por: Na RPC: várias agências (em chinês). Em Taiwan: Conselho de Promoção do Mandarim. Em Singapura: Conselho para a Promoção do Mandarim/Campanha para a Fala do Mandarim.


Fonte: Wikipedia, the free Encyclopedia